sábado, 13 de julho de 2019

O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL


No mundo atual, onde são cada vez mais acentuados os fenómenos das migrações, do racismo, da xenofobia, da intolerância e do terrorismo, o papel dos pais na educação para a paz e respeito por todas as pessoas independentemente da sua origem cultural afigura-se de extrema relevância.
Então, a questão que se coloca é: como promover nos filhos o desenvolvimento de atitudes e comportamentos positivos face a pessoas de outras culturas?

No sentido de ajudar os pais nesta desafiante tarefa deixamos aqui algumas sugestões:

Ø  Seja afetuoso e carinhoso para com seu filho. As crianças carentes de afeto têm maior dificuldade em demonstrar afeto pelos outros.
Ø  Mantenha com o seu filho uma comunicação aberta e sincera. É importante que o seu filho se sinta à vontade para expressar autenticamente os seus pensamentos e sentimentos. As crianças a quem é não permitida a expressão dos seus pontos de vista, das suas dúvidas, medos, inseguranças, ansiedades, alegrias, têm mais dificuldades em respeitar e mostrar empatia para com os outros.
Ø  Aceite e respeite a personalidade do seu filho e ajude-o a superar as suas dificuldades. As crianças que não se sentem aceites, tornam-se inseguras e demonstram mais dificuldades em aceitar os outros.
Ø  A ignorância está, na maior parte das vezes, na origem do preconceito. Incentive o conhecimento e o respeito por outras culturas. Neste processo pode:
ü  Favorecer a pesquisa através de livros, revistas, internet e visionamento de programas específicos na televisão,
ü  Promover a visita a exposições sobre outras culturas,  
ü  Experimentar em sua casa pratos típicos de outros países ou ir a restaurantes típicos de outros países,
ü  Ouvir música originária de várias regiões do globo,
ü  Viajar com os seus filhos para outros países,
ü  Promover a correspondência através de carta ou internet com jovens de outros países,
ü  Inscrever o seu filho em campos de férias e/ou de trabalho com jovens de diferentes nacionalidades,
ü  Receber em sua casa um jovem de outra nacionalidade ou permitir que o seu filho seja recebido por uma família noutro país,  
ü  Inscrever o seu filho em cursos de cultura e língua de outros países,
ü  Inscrever o seu filho em actividades que impliquem o conhecimento de outras culturas (ex. artes marciais, danças latino-americanas ou outras,…).
Ø  Faça compreender ao seu filho que a nossa cultura não é superior ou melhor que outras, apenas diferente.
Ø  Faça saber ao seu filho que todos temos a aprender uns com os outros.
Ø  Apoie o seu filho se ele desejar inscrever-se em associações contra o racismo ou participar em manifestações em favor paz e respeito pelos direitos humanos.

A sabedoria popular que,  muitas vezes,  coincide com o saber científico afirma “Não se ama o que não se conhece” e efetivamente, quando falamos em educação intercultural é fundamental não só promover o conhecimento de outras realidades culturais mas também a tolerância e o respeito pelas mesmas. Só assim acabará o preconceito!
                          
                                      

Sem comentários:

Enviar um comentário